quarta-feira, agosto 26, 2009

FUNCHAL em Tenerife

No dia 25 de Abril de 1969 o FUNCHAL cruzou-se com o FRANCE em Tenerife, como mostra a fotografia tirada no porto de Santa Cruz. Dois belos navios de passageiros que entraram ao serviço na mesma altura, ambos no final de 1961.
O FUNCHAL era na época o melhor navio a fazer escalas regulares entre as Canárias e a Península. Os espanhóis não tinham nada do mesmo nível e havia sempre alguns que vinham até Lisboa e depois seguiam de comboio para o país vizinho...
O FUNCHAL cruzou-se diversas vezes com o FRANCE, uma das quais em Fevereiro de 1964 quando da primeira escala do paquete francês no Tejo, quando ambos partilharam o cais da Rocha...
Texto e imagens copyright de Luís Miguel Correia. Obrigado pela sua visita e comentários

terça-feira, agosto 25, 2009

FUNCHAL em Istambul 28 Junho 1972

Em Junho de 1972 o N/T FUNCHAL efectuou um grande cruzeiro ao Mediterrâneo com partida e regresso a Lisboa, vendo-se aqui fotografado em Istambul a 28 de Junho desse ano, na primeira escala que efectuou na referida cidade turca.
Note-se o casco preto sem a risca branca de origem a marcar a linha de flutuação. Em Fevereiro - Abril de 1972 o FUNCHAL efectuou uma grande reparação no estaleiro da Lisnave Rocha em que se decapou o casco sendo então pintado de azul escuro especialmente para a viagem presidencial ao Brasil em Abril - Maio de 1972. Regressado do Rio de Janeiro a 11 de Maio de 1972, o FUNCHAL fez uma viagem aos Açores e Madeira e na estadia seguinte em Lisboa teve o casco novamente pintado de preto, mas sem a risca branca.
Fotografia de Bert Lammer (collecção L. M. Correia).
Texto e imagens copyright de Luís Miguel Correia. Obrigado pela sua visita e comentários

quarta-feira, agosto 12, 2009

FUNCHAL no canal de Kiel


Não resisto a reproduzir esta belíssima imagem do FUNCHAL a navegar no Canal de Kiel rumo a Copenhaga no dia 17 de Junho de 2009. Fotografia tirada por Jens Boldt da ponte de Grünenthal, Alemanha.
Com a modernização efectuada este inverno em Lisboa, o FUNCHAL apresenta-se mais elegante que nunca. Pelo menos este nosso navio escapa à voragem da SOLAS 2010. Há navios com sorte e o FUNCHAL é sem dúvida um.
Texto copyright de Luís Miguel Correia. Fotografia copyright Jens Boldt (Shipspotting). Obrigado pela sua visita e comentários