sexta-feira, agosto 30, 2013

A detenção do FUNCHAL em Gotemburgo e a imprensa

O FUNCHAL tem estado a ser referido numa notícia da SIC NOTÍCIAS que acabo de comentar no site da estação de Carnaxide nos termos seguintes:
Uma notícia mal feita e incorrecta, esta da SIC : obviamente não contactaram a empresa armadora, o que teria sido essencial.

Ontem o armador Rui Alegre emitiu o comunicado seguinte:

" MENSAGEM DR. RUI ALEGRE - ARMADOR PORTUSCALE CRUISES

Caros amigos e parceiros,
Depois de terminada a reconstrução, o Paquete Funchal está fantástico! Navegámos em segurança até Gotemburgo.
Entretanto, foi descoberto um problema elétrico de ligação entre a ponte e duas das quinze portas estanque, bem como uma das estações de incêndio. Informámos as entidades oficiais acerca destas duas situações e a partida do cruzeiro dos Fiordes foi suspensa até que estas questões fossem resolvidas. 
Todas as obras têm pequenos ajustes que precisam ser efetuados. Situações destas acontecem e foram de imediato tomadas todas as medidas para as resolver.
A Portuscale Cruises está a envidar todos os esforços para resolver estas anomalias, tendo todos os meios, técnicos e tripulação disponíveis a bordo, de modo a assegurar a mais rápida resolução destas e apresentar com orgulho o maravilhoso navio que é o Paquete Funchal.
Todos os passageiros e visitantes estão contentes de estar a bordo do renovado Funchal e têm-me dito que o navio nunca esteve melhor e mais confortável.
A Portuscale Cruises primará sempre pela verdade. Pelo que convidamos desde já todos os nossos parceiros a visitar o navio.

Rui Alegre
Chairman & CEO 

NOTA:
Solicitamos a todos que acreditem apenas e só em informações prestadas por fontes oficiais ou pela Portuscale Cruises.
Estão a ser veiculados muitos rumores e falsas declarações que são certamente baseados em informações erróneas."

A imprensa confunde com frequência questões técnicas ligadas a  navios devido a falta de conhecimentos técnicos e ou falta de seriedade e ética profissional. Depois há a tentação de alguma imprensa para especular e parece ter sido esta a via da SIC ao basear-se numa notícia do JORNAL DE NOTÍCIAS que por sua vez foi beber a "informação" a "posts" que correm na internet baseados em traduções deficientes do google a partir de notícias da Suécia.
O nascimento muito recente da nova empresa PORTUSCALE foi visto com ressentimento por parte de elementos ligados à companhia anterior que perderam os seus empregos e não resolveram ainda situações diversas, gerando animosidade, ao ponto de terem sido enviadas cartas anónimas e difamatórias aos principais jornais marítimos internacionais, imprensa sueca, etc...
Para já, a realidade é que há grandes divergências entre os rumores a circular e a declaração do armador...
Acrescento ainda que a notícia da SIC denota "trabalho de casa" mal feito noutro ponto: o navio FUNCHAL não saiu de Lisboa a 6 de Agosto nem ia agora fazer o terceiro dos cruzeiros inaugurais como se afirma na peça.
Isso era a programação inicial alterada posteriormente por razões técnicas uma vez que a reparação e modernização do navio provou ter de ser mais profunda e extensa do que inicialmente considerado. Assim, os dois primeiros cruzeiros haviam sido cancelados e o FUNCHAL só largou de Lisboa a 22 de Agosto pelas 07:13 horas da manhã, seguindo sem passageiros para Gotemburgo onde se encontra desde as 17:00 de 26 de Agosto. O cruzeiro aos Fiordes que devia ter tido inicio em Gotemburgo a 27 de Agosto seria o primeiro desta nova fase da vida do FUNCHAL e o primeiro da nova companhia portuguesa.

LUÍS MIGUEL CORREIA - Investigador em história marítima contemporânea, autor de 19 livros sobre os navios e o mar e editor do Blogue dos NAVIOS e do MAR http://lmcshipsandthesea.blogspot.com 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: