sexta-feira, novembro 22, 2013

A pintar a popa...


O paquete FUNCHAL, que se encontra atracado em Lisboa, no cais de Santa Apolónia, desde 21 de Outubro, está a passar por trabalhos de manutenção técnica a dois níveis: manutenção de rotina e conservação do navio, caso do retoque da pintura do casco e exteriores em geral, e ajustamentos e complementos relacionados com a profunda intervenção técnica e reclassificação concluída em Agosto deste ano.

Ontem fomos observar o FUNCHAL, registando algumas imagens da popa do navio, um dos elementos estéticos originais mais bem conseguidos e de estilo claramente dinamarquês. Claro que muita coisa mudou no aspecto da popa do FUNCHAL nos últimos vinte anos, com o aumento da superstrutura do paquete para ré e a construção de camarotes na zona da popa, mas a pintura do casco de azul escuro veio realçar a elegância de formas originais, como sugerimos nas fotografias. 
O FUNCHAL é um navio único em múltiplos sentidos, e merece ser apreciado em pormenor. Há 52 anos sempre com o mesmo nome, uma raridade só por si, e com o nome de uma das mais belas cidades de Portugal e do Mundo, o FUNCHAL apresenta hoje à popa o seu nome num estilo renovado por que optou o actual armador, enquanto o porto de registo permanece, desde 2001, a Madeira, isto é o MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira, que substituiu o registo no Panamá que caracterizou a nacionalidade oficial do nosso belo FUNCHAL de Setembro de 1985 a 7 de Setembro de 2001, durante o período inicial da gestão de George Potamianos e da sua companhia Great Warwick Co. Inc, do Panamá.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Sem comentários: